31 maio, 2011

Nova droga (óxi), mais prejudicial que o crak.


Óxi uma droga pior que o crack.



Ainda desconhecido pela maioria da população, o óxi ou oxidado, uma droga parecida com o crack, só que mais devastadora, já se espalhou por dez Estados do país. Assim como o crack, o princípio ativo do óxi é a pasta base da folha de coca. Enquanto o crack é obtido a partir da mistura e queima da pasta base com bicarbonato de sódio e amoníaco, no óxi são utilizados cal virgem e algum combustível, como querosene, gasolina e até água de bateria --substâncias que barateiam o custo do entorpecente.
O óxi é inalado ou fumado, assim como o crack, na lata ou no cachimbo. A droga é produzida na Bolívia e no Peru e começou a entrar no Brasil em 2005 pelo interior do Acre. Em pouco tempo, chegou a Rio Branco, onde atualmente há um número elevado de usuários, e se espalhou para outras capitais da região Norte, como Manaus (Amazonas), Belém (Pará), Macapá (Amapá) e Porto Velho (Rondônia).
Nos últimos meses, houve apreensões e registros de usuários em Goiás, Distrito Federal, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Piauí --onde foram confirmadas 18 mortes só neste ano por conta do uso do óxi. Há rumores da circulação da droga no Mato Grosso, Maranhão e Paraná, embora não haja registros oficiais.
A maior diferença na aparência entre as duas drogas é a cor mais amarelada do óxi, enquanto a pedra do crack é mais clara.

Óxi uma droga pior que o Crack NÃO ENTRE NESSA!!!

POLÍCIA APREENDE DROGA NA ILHA DE ITAPARICA E SUSPEITA QUE SEJA ÓXI


Caso seja confirmada a suspeita da PM, esta é a primeira apreensão da droga na região de Mar Grande


Foram apreendidas nesta quarta-feira (25) cerca de 200 pedras de droga que a polícia acredita ser oxi. A droga estava escondida em uma casa localizada no entrocamento de Mar Grande, no município de Vera Cruz, a 289 km de Salvador, e pertencia ao traficante conhecido na região como Uca.

Segundo o tenente Otávio Marques, da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar (Vera Cruz), a droga, que possui cheiro e cor diferente de crack, estava embalada e pronta para ser vendida. "Acreditamos que as 213 pedras apreendidas sejam de oxi, mas a hipótese só será confirmada após a perícia, que deve ser realizada pela Polícia Civil com o Departamento de Polícia Técnica".

Caso seja confirmada a hipótese, essa é a maior apreensão de oxi no estado, onde já foram registrados outros três casos, dois em Ilhéus e um em Itapetinga.

A polícia chegou ao local onde estava escondida a droga após denúncias anônimas, que levaram ao traficante Uca. Durante a abordagem policial, o traficante e um comparsa conhecido como Cabeça receberam os agentes a tiros. Houve troca de tiros e os dois traficantes foram baleados e encaminhados para o Hospital Geral de Itaparica, mas não resitiram aos ferimentos.

Junto com a possível quantidade de oxi, foram apreendidos 159 papelotes de maconha, dois revólveres e celulares. A droga apreendida foi encaminhada para a 24ª Delegacia de Polícia, em Vera Cruz, que deverá se responsabilizar pela perícia junto ao DPT.

As informações são do Correio*

DIA MUNDIAL SEM TABACO




A vontade de parar de fumar acompanha muitos fumantes. O cigarro é hoje, segundo a Organização Mundial de Saúde, a causa de 30% a 40% das mortes por câncer no mundo e mata, por ano, quase 5 milhões de pessoas.
Para alertar sobre os perigos do tabagismo, foi criado o Dia Mundial sem Tabaco. Além do câncer de pulmão, os efeitos do tabaco são devastadores e causam danos em todo o corpo. A médica Célia Tosello, chefe de Departamento de Oncologia Clínica do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), alerta para os outros males. "Aém da conhecida correlação entre o hábito de fumar e maior risco de câncer de pulmão, vários outros tipos de câncer estão associados ao tabagismo".
"Alguns trabalhos da literatura confirmam o maior risco para os tumores de rim, fígado, trato urinário (incluindo bexiga), pleura (mesotelioma), leucemia mielóide, pâncreas, cavidade nasal e seios paranasais, estômago, trato aero-digestivo alto e colo uterino", lista ela, mostrando que o perigo é ainda maior do que pensamos.
Para as mulheres, o tabagismo tem consequçencias ainda piores e pode estar relacionado ao câncer de mama. Um estudo realizado recentemente pelo Departamento de Comportamento de Saúde do Roswell Park Cancer Institute, nos EUA, comprovou que mulheres que vivem ou trabalham em ambiente sem cigarro têm menor propensão ao desenvolvimento do câncer de mama. Além disso, os estados americanos com um número menor de mulheres fumantes apresentaram um índice significativamente menor de morte por câncer de mama.
Célia Tosello afirma ainda que o cigarro pode estar ligado a outro tipo de câncer: o de cólon."Devemos considerar que a ação e a agressividade dessas doenças são potencializadas pelo hábito de fumar". Os tumores na cabeça e na área do pescoço, como lábios, fossas nasais, boca, garganta, laringe, faringe, nódulos linfáticos, glândulas salivares e glândulas tireóide, podem ser potencializados em até 15 vezes.
Uma pesquisa realizada pelo Setor de Oncologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, o Icesp, aponta que cerca de 95% dos pacientes com algum destes tumores são fumantes ou têm histórico de tabagismo. O cigarro está associado a 92% dos pacientes homens com câncer de boca e a 67% das mulheres.
Mesmo com esses dados alarmantes, no Brasil 16% da população é fumante, o que corresponde a um número de 32 milhões de pessoas. No mundo, o número de tabagistas corresponde a 1,1 bilhão de pessoas. Este número aumenta aind mais se levarmos em conta os fumantes passivos.
Para o diretor-clínico do IBCC, Marcelo Alvarenga Calil, não há dúvidas de que é preciso vencer o tabagismo para ganhar a luta contra o câncer. "Combater o tabagismo é uma das principais atitudes para uma melhor qualidade de vida e, principalmente, para diminuir drasticamente as chances de desenvolver um câncer. Apesar de saber que o câncer pode ser causado por diferentes motivos, temos ciência de que o tabaco potencializa as predisposições".

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

dia meio ambiente Dia Mundial do Meio Ambiente   Semana Ambiental

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Desde então no dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, que chama a atenção e ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.

Alguns dos principais esforços em relação ao Dia do Meio Ambiente são:
- Mostrar o lado humano das questões ambientais;
- Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
- Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
- Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.

Este Ano o tema do Dia Mundial é: “Seu planeta precisa de você: Unidos contra as mudanças climáticas”. Ele mostra que nações atuem de maneira harmônica para fazer frente às mudanças climáticas, para manejar adequadamente suas florestas e outros recursos naturais e para erradicar a pobreza.

Nós podemos começar a tomar estas atitudes a partir de agora, se estivermos interessados em dar a nossa contribuição, anônima mas fundamental, para a sobrevivência da vida no planeta Terra:
* Plantar árvores.
*Evitar o desperdício de água.
*Usar menor quantidade de detergente.
*Substituir as toalhas de papel pelas de pano.
*Economizar energia elétrica.
*Substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes.
*Economizar gás.
*Limitar o uso do carro.
*Limitar o uso do plástico. (Reaproveite as embalagens.)
*Limitar o uso de aparelhos que utilizem pilhas.
*Não usar isopor, por ser totalmente não-biodegradável.
*Não jogar lixo na praia, nem no meio da rua.
*Separar o lixo. Papel, vidro e alumínio podem ser reciclados se forem devidamente separados e encaminhados ao destino adequado.
*Levar seu copo de vidro para o trabalho para não usar os copos descartáveis.
*Reaproveitar papel como rascunho.
*Economizar materiais não-recicláveis.
*Cobrar do governo políticas ambientais.

2011 - ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS.




A data e o tema são iniciativas aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que tem como principal objetivo esclarecer para todos a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza.