A poluição da água ocorre através do excesso de resíduos (sólido ou líquido) que é descartado pelo homem. Além disso, outros sérios motivos desse tipo de poluição são: a falta de redes de esgoto pelos órgãos do governo, restos de resíduos industriais despejados em rios e mares, venenos agrícolas, lixos acumulados em lugares inadequados, etc.
A poluição das águas é prejudicial para o meio ambiente e para a saúde do homem, pois atinge as camadas internas do solo, onde encontram-se os lençóis freáticos, podendo contaminá-los e causar doenças graves.

Lixos atingem águas dos rios
É importante que uma cidade tenha redes de esgoto adequadas ao número de habitantes, pois quando isso não acontece, os dejetos são despejados nas ruas, correndo em pequenas valas, a céu aberto, indo parar nas águas de rios e mares, e essa água contaminada com fezes humana acaba sendo utilizada pela população para cozinhar, beber, tomar banho, lavar roupa, etc. Normalmente é o que acontece nas favelas das grandes cidades, onde as pessoas sofrem com doenças causadas por falta de higiene e saneamento básico, principalmente as crianças. Sem o devido tratamento, essa água contaminada pode causar doenças e epidemias em uma determinada população, de um bairro específico, por exemplo, causando sérios problemas sociais.
Os resíduos industriais que não são bem descartados são altamente poluentes, pois ao serem despejados nos rios e mares prejudicam a oxigenação das águas, causando a morte de muitos seres vivos aquáticos, e a proliferação de outros, gerando desequilíbrios. Constantemente vemos notícias em jornais onde aparecem peixes mortos, boiando nas águas de rios ou mares, prejudicando as populações ribeirinhas que vivem da pesca.
Os venenos agrícolas também poluem as águas, pois são absorvidos pelas camadas mais profundas do solo, chegando a atingir os lençóis freáticos. Essa contaminação é muito séria, pois pode passar para os alimentos, através da absorção de água pelas raízes, vindo também a causar doenças nas pessoas.